Estudo comprova que diferentes tipos de atividades físicas podem ajudar pessoas com transtornos mentais.
Autora: Camilly Turetta*
Editora: Prof. Larissa Bezerra
Um estudo feito pelo Jornal de Pesquisa Psiquiátrica revela que o exercício tem um efeito antidepressivo significativo, gerando, também, efeitos positivos em pessoas com ansiedade. É indispensável a ajuda de um profissional da psicologia para lidar com essas barreiras da mente humana, porém, existem atividades que podem contribuir em conjunto para essa melhoria, como a prática da musculação, ciclismo, corrida, entre outros.
No Brasil, há cerca de 18,6 milhões de pessoas que sofrem com ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e estima-se que uma a cada quatro pessoas ao longo da vida sofrerá com algum tipo de transtorno mental. O número tem gerado preocupação.
Mas o que é a ansiedade? É um transtorno que gera preocupação excessiva com o futuro ou com algo que pode ou não acontecer. Caracterizada por sensações de angústia, apreensão, desconfortos e necessidade de controle. O pensamento de um ansioso tende a ser acelerado, buscando considerar todas as variáveis possíveis frente à situação em questão. Também gera exaustão emocional e física, o que pode aumentar o risco de desenvolver depressão.
A psicóloga Letícia Bis pontua que o exercício físico é um excelente aliado de forma contínua, uma vez que tem ação na liberação de hormônios do “bem-estar”, como a dopamina, serotonina e endorfina. Além deste fator, a atividade física é um relevante agente de socialização. Importante que cada pessoa encontre um esporte que se identifique, gerando assim maior possibilidade de se manter ativo.
O educador físico Vitor Turetta explica que exercício físico é qualquer tipo de atividade que faça com que ocorra uma melhora na condição física e saúde no geral, podendo variar suas modalidades e intensidades. Vitor conta que não só em seu campo de atuação, mas também em outros campos como corrida e ciclismo, viu a melhoria de muitos alunos e independentemente da área, a atividade física será sempre benéfica para cada um de nós, basta querermos aceitar que atividade física não é apenas estética, e sim saúde.

A musculação é uma atividade resistida para gerar hipertrofia e ter ganho de massa muscular, benéfica para todas as idades, podendo melhorar a composição corporal, densidade óssea e fortalecer os músculos. Através da musculação, podemos ter a sensação de bem-estar porque há a liberação dos hormônios da endorfina.
Praticar musculação também tem um benefício muito grande na regulação do sono, ajudando tanto na qualidade como na duração, isso ocorre porque ela regula o ritmo cardíaco e acaba promovendo uma fadiga saudável, reduzindo o estresse e a ansiedade. A partir da criação de uma rotina com a musculação a longo prazo, o indivíduo começa a frequentar a qualquer lugar ou cidade que esteja, independente do horário ou dificuldade, aprende a viver uma vida saudável e adiciona aquilo no seu estilo de vida.
Isadora Caliman é praticante de musculação há dois anos e conta que conheceu essa prática com pessoas do seu ciclo de amizade que faziam e relatavam os resultados. Também pontua que a atividade contribui mentalmente para ela, ajudando toda vez que está ansiosa, com a cabeça mais pesada. “Lá é o único lugar que eu encontro para descansar, é o que mais dizem, cansando o corpo e descansando a mente, porque além dos benefícios estéticos que me trouxe, foi um lugar que me ajudou a aliviar e focar na minha saúde mental”, afirma.
A prática de exercícios físicos vem crescendo e pode ajudar a diminuir o número de pessoas ansiosas no país. Mas é importante lembrar que a primeira ajuda a ser procurada é a de um profissional da área da psicologia, visto que o exercício físico funcionará simultaneamente lado a lado com o tratamento psicológico. Caso a pessoa sinta qualquer sintoma, por menor que seja, deve procurar assistência profissional, para que o psicólogo/terapeuta junto ao paciente cheguem à uma conclusão do que pode gerar positividade em sua rotina.
*Me chamo Camilly, tenho 20 anos, sou do interior do Espírito Santo e sou estudante de Jornalismo, não porque eu quis, mas porque o curso me escolheu. Sempre me encantei por ler, escrever e contar histórias, dessa forma acredito que a comunicação sempre esteve presente na minha vida de forma espontânea e descomplicada.
Matéria incrível! Parabéns para a autora!! Agora não vou mais faltar na academia.
amei !! bem detalhado e informativo, parabéns ❤️❤️
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻