Um exemplo é o Skoob, que atingiu a marca de 9 milhões de usuários em 2023.
Autora: Pietra Gomes*
Editora: Prof. Larissa Bezerra
Iniciar uma leitura, apaixonar-se pela história e terminar de ler sem ter outro leitor para comentar o quanto gostou. Você já passou por isso? Essa é uma dificuldade muito comum entre os leitores, mas que pode ser solucionada com o uso de aplicativos literários, nos quais é possível compartilhar o que está lendo, opinar sobre as obras e conversar com outros usuários sobre elas.
Um desses aplicativos é o Skoob, criado em 2009 por Lindenberg Moreira, com o intuito de tornar os livros mais acessíveis à população que já lê e para os que ainda não tiveram contato com a literatura. Atualmente, está se tornando a estante virtual de diversos leitores. O aplicativo apoia diferentes iniciativas, autores e editores na divulgação de novas obras.
Essa é uma das características que explica o crescimento da plataforma no Brasil. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, no país, apenas 52% (100,1 milhões) das pessoas leem e, ao menos 4,6 milhões pararam de ler entre 2015 e 2019. Essa grande perda torna mais impressionante o fato de o Skoob conseguir reunir mais de 9 milhões de usuários em um só aplicativo, conquistando, assim, lugar no mercado.
Para Viviane Lordello, cofundadora da rede social, o segredo desse sucesso é a busca constante de melhorar a vivência do usuário e criar um ambiente ideal para a troca de experiências entre leitores e indicação de livros. “Claro que toda essa parte técnica não seria suficiente, se não contássemos com uma enorme quantidade e diversidade de leitores que apoiam e utilizam o Skoob desde a fundação”, comenta.

Foto: reprodução/@vividoskoob
Usuário imersivo e atento
De acordo com Loderllo, o Skoob se preocupa com a experiência imersiva que as pessoas terão ao usá-lo no dia a dia. A equipe sempre está em contato com os usuários pelos canais de comunicação e incorpora diferentes recursos tecnológicos, para melhorar ainda mais a vivência de cada um.
A leitora voraz e dona do Instagram literário @livrosnasnuvens, Giovanna Carolina, conta que usa a plataforma como estante virtual. “Conheci o Skoob e, de cara, achei a interface fácil e prática. Gosto de ter controle das minhas leituras e, a ideia de encontrar uma forma digital de realizar isso, tendo acesso pelo aplicativo em qualquer lugar, foi ótima”. Ela ainda diz que alguns recursos são muito úteis no cotidiano, como o histórico de leitura, pois adora relembrar as anotações. “O simples é indispensável. Marcar [livros] lidos, os que quero ler e os que estou lendo, é perfeito”, concluiu.

Em geral, o aplicativo pode ajudar a conhecer indivíduos com gostos literários parecidos ou diferentes, possibilitando adicioná-los, como uma forma de encontrar novos títulos e trocar ideias, tanto nos comentários, como no chat, sobre as histórias. Principalmente depois de 2020, quando começou pandemia da Covid-19, quando a população precisou se isolar e ficar mais tempo em casa. Para Giovana, isso impulsionou a leitura. “Acredito que, durante a pandemia, a necessidade de entretenimento individual cresceu muito em mim, o que acabou se tornando um hábito diário”, conta.
As ferramentas do aplicativo
O Skoob acumula 329 mil seguidores no Instagram, 136,8 mil no Twitter e 916 mil curtidas no Facebook. Qualquer pessoa pode baixar a rede social pelos sistemas operacionais Android e iOS, ou entrar pelo site, para anotar os livros que possui, os que não tem, quais quer comprar, ou em qual dia, mês e ano foram lidos. Os usuários também fazem histórico de leitura, escrevem e leem resenhas sobre as obras, seguem e adicionam amigos, participam de sorteios de livros e verificam os novos lançamentos das editoras.
Segundo Lordello, a funcionalidade de informar sobre os lançamentos das editoras é a que a equipe mais se orgulha, porque ela auxilia na divulgação do mercado literário do Brasil e propicia, por meio dos sorteios, uma facilidade para os brasileiros terem contato com os livros de sua preferência e de vários gêneros, mesmo sem ter condição financeira para comprar.
“Claro que o número de sorteados, perante o número de inscritos, é bem pequena, mas é a participação de milhares de pessoas que ajuda muito as editoras parceiras a divulgarem seus lançamentos para um público que se interessa por aquele segmento específico”, diz a cofundadora.

Foto: reprodução/Skoob
Outras duas ferramentas interessantes na plataforma estão localizadas na aba “Desafios”, a primeira se chama “Leia Mais”, onde o leitor se desafia e tenta ler o máximo de livros que consegue em um ano. Já o “Dias Seguidos” incentiva as pessoas a publicarem o histórico de leitura todos os dias, para se superarem e obterem consistência na leitura.
O hábito de ler também foi um dos motivos para o sistema de trocas ter sido criado. Afinal, se o skoober não quer mais um livro e nem gastar dinheiro demais, ele tem a opção de trocar com outra pessoa que também usa o aplicativo. Além disso, é possível ler conteúdos de qualidade, através das milhões de avaliações feitas por outros usuários.
Assim, a equipe pretende continuar investindo na melhor experiência para o usuário e continuar auxiliando na democratização do acesso à leitura, o que considera como o principal instrumento para a criação de uma sociedade mais crítica e igualitária.
*Sou a Pietra Gomes, carioca de 23 anos e estudante de jornalismo que ama escrever, ler, escutar música e assistir séries. As áreas da comunicação que mais gosto são as de entretenimento, literatura, cultura, astronomia, entre diversas outras com as quais que me sinto bem em me envolver e aprender. Além de participar da Revista Vozes, também sou bolsista de Iniciação Científica da UniCesumar.